MATÉRIAS SOBRE O ARTISTA
PRÊMIOS
Artista plástico, artista gráfico, escultor, chargista, cartunista e compositor. André Cerino nasceu em Recife-PE em 10 de setembro de 1964. Deixou a capital pernambucana em 1983 e mudou-se para Brasília-DF. Nos últimos 35 anos, além de se dedicar à pintura, Cerino tem ilustrado livros, jornais e revistas do País. Já participou de diversas exposições coletivas, individuais de de artes e de humor no Brasil e no exterior. Entre os prêmios que já ganhou como artista, destacam-se: Menção Honrosa no 3º Salão de Humor de Minas Gerais, 2º lugar no IV Salão de Humor de Minas Gerais, Menção Honrosa no 2º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon), 3º lugar e 1º lugar do júri popular no 3º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon), e 1º lugar no 5º Salão de Humor sobre a Fiscalização dos Gastos Públicos (Unacon). Cerino também tem trabalhos publicados no Catalogue from III International Satirical Contest - Karpik 2005 / Niemodlin-Polônia, 1º lugar – no Salão Internacional de Humor da Cidadania – Prêmio Direitos Humanos - Brasília/DF, 1º lugar no 3º Salão Nacional de Artes Contemporânea do Iate-Bsb-DF. Também já foi premiado em vários concursos de logomarcas e campanhas publicitárias.
O artista plástico André Cerino expõe nesta 35ª Feira do Livro de Brasília (FeLiB) novos trabalhos em grande formato de sua série Universo Imaginário. As obras de pintura em acrílico sobre tela têm fundos abstratos (de cores ora vibrantes, ora pastéis) e desenhos lúdicos de traços geralmente finos e pretos, com inspiração surrealista.
Artista plástico André Cerino inaugura exposição sobre a flora do Cerrado
André Cerino dispensa pincéis. Prefere as mãos, as pontas dos dedos e, eventualmente, uma lâmina de estilete. Funcionam melhor para a proposta quando o tema é o Cerrado. Como se trata de pintar a natureza, o artista acredita que as mãos sejam instrumentos mais legítimos, capazes da mesma espontaneidade presente no mundo vegetal. Assim, Cerino confeccionou todas as 50 telas de Cores do Cerrado, exposição em cartaz no Templo da Boa Vontade.
Livro infantil de Dad Squarisi e Márcia Duailibe esclarece dúvidas sobre o Hino Nacional Brasileiro
As ilustrações ficaram a cargo do cartunista, webdesigner e artista plástico pernambucano André Cerino. “Sempre procuro aproximar meu desenho do desenho lúdico da criança. Por isso, acho que meu traço faz lembrar algo feito com lápis de cor ou de cera. É mais um prazer do que um trabalho”, destaca.
Feira do Livro de Brasília chega à 35ª edição com 119 expositores e espaço novo
A concepção artística da FeLiB ficou a cargo do ilustrador André Cerino, radicado em Brasília. Premiado como artista plástico e cartunista, ele vai expor algumas de suas obras durante o evento.